8/19/2010

Vinheta MTV - A Evolução da Música

Roteiro e Edição de Ana Paula Pires Prestes




Base Conceitual da Vinheta:


A imagem proposta de “ovos que cantam” observadas em um primeiro momento na vinheta, mostra o estilo de desenho perfeito e sem distorção e música mais “comportada”. Esta cena faz metáfora com o primeiro momento da música onde ainda a relação música/imagem não existia e nesta época a predominância eram as orquestras, corais e o estilo clássico era o “lazer” da população (conservadores).

Num segundo momento, ocorre a cena onde aparece um “ovo alternativo” que faz a travessura de derrubar as caixas de som em meio a show dos 3 ovos. A metáfora que aplicamos aqui é a de divergência de culturas. Onde a pessoa tradicional se vê “ameaçada” pelo novo indivíduo que surge: os nossos jovens que seguem tribos e vivem em meio à tecnologia, rebeldia, seguindo novas condutas (“música, drogas, sexo e rock roll”) e formando uma personalidade totalmente alternativa e moderna exatamente o retrato que a emissora MTV quer passar: um estilo totalmente jovem.

O ovo segundo a semiótica representa essa transformação e desenvolvimento: desde a germinação da música e a primeira formação do indivíduo (seu início), até os tempos modernos; o borrão na assinatura na emissora remete a herança do grafite e do grafiteiro como sinal de expressão (o jovem hoje se tornando expressivo); rápida intervenção da assinatura mostrando sentimento de quem teme ser reconhecido, de quem não tem autorização de estar ali identificando desta forma ainda mais os membros pertencentes a tribo: jovem e invasor.






0 comentários:

 

Portfólio | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates